Como prevenir infiltrações em paredes

Publicado em: 31/10/2019

Quando começam a aparecer manchas, mofos, fungos e descascamento de tinta na parede, é sinal de que há infiltração de água e umidade na construção, causando uma aparência bem desagradável, além disso, podem causar grandes danos a estrutura e até mesmo trazer problemas de saúde em quem respira o ar contaminado pelos fungos. Para combater é necessário realizar não só uma impermeabilização de paredes com produtos corretos, mas também resolver a causa do problema, que não necessariamente está ligado a parede, se isso não for feito, estará apenas resolvendo um sintoma de um problema maior.

 

 

Como resolver problemas de infiltração?

Se o problema de infiltração já está presente em sua construção, para resolver é necessário fazer a impermeabilização de paredes. Para isso há um procedimento correto e produtos específicos para serem usados. Um deles é o Sika Monotop 123 Rodapé, que é fornecido pronto para o uso. Seu preparo é simples e rápido: basta adicionar água, podendo ser aplicado sobre blocos cerâmicos, concreto, tijolo e reboco, permitindo a pintura por cima.

 

Antes de aplicar o produto, na maioria das vezes é preciso retirar a pintura da parede e o reboco, assim expondo a alvenaria. Em seguida, é hora de realizar a selagem das fissuras e rachaduras para que a água não percorra novamente. Adicionar impermeabilizantes no chapisco, que pode ser aplicada com rolo de pintura, por fim, adicionam-se impermeabilizantes na argamassa e refaz-se o reboco da parede. Após a impermeabilização, basta pintar a parede da cor que preferir.

 

Entendendo as infiltrações

Quando há infiltração em uma parede, a fonte do problema na maioria das vezes não está na parede em si, mas costuma ser advindo de outra parte da construção. Por isso, é necessário que sempre haja uma investigação na estrutura a fim de descobrir a causa.  Fizemos um levantamento com algumas áreas da sua casa que são sensíveis a infiltração e que sempre devem ser impermeabilizadas. Confira a seguir:

         

 1. Lajes desprotegidas

Quando as lajes não possuem um telhado ou qualquer outro tipo de proteção por cima, há grande chances de ocorrer problemas de infiltração. Por isso, é de extrema importância que os produtos impermeabilizantes sejam aplicados nesta área de forma preventiva para que complicações futuras não venham a acontecer.

 

 2. Vazamento em tubulações  

Tubulações de água e esgoto presentes na parede ou em lajes que não foram vedadas corretamente, podem sofrer infiltrações. Tendo isso em vista,  é necessário realizar uma intervenção na parede para resolver o problema, caso contrário, as infiltrações podem perdurar por longos períodos.

 

 3. Infiltração por chuva em áreas externas

 Fissuras e rachaduras em paredes externas providas com o tempo podem ocorrer por inúmeros motivos. Dentre eles, podemos citar causas climáticas ou mesmo repressões da fundação. Caso isso venha a acontecer, assim como nas demais áreas, é necessário resolver o quanto antes para que o problema não seja exponencializado. Após concertado as fissuras e rachaduras, faça a impermeabilização no reboco.

 

4. Infiltração em vigas baldrames e fundações rasas

A má impermeabilização na hora da construção das vigas baldrames e da fundação pode causar sérios problemas na sua edificação. É importante que você saiba ainda que períodos de chuva podem agravar a situação, e por ficarem em contato diretamente com o solo, resolver o problema após a finalização da construção se torna muito mais difícil, mas se não realizado, pode comprometer toda a construção.

 

Como evitar problemas de infiltração?

 

A melhor forma de evitar problemas de infiltração é aplicando impermeabilizantes antes da ocorrência de qualquer tipo de problema. O ideal é que este serviço seja realizado durante a fase da construção, tanto na área interna quanto externa. Na parte externa da casa, utilize tintas impermeáveis com base acrílica. Este tipo de tinta tem resistência a água, fazendo que a infiltração seja menos provável mesmo diante da incidência das chuvas.

 

Nas lajes, indicamos que faça uma impermeabilização com manta asfáltica, que é uma tipo de impermeabilização focada em áreas sujeitas a maiores deformações estruturais, é uma etapa muito importante, pois muitas vezes as lajes são a fonte do problema.

 

A impermeabilização é importantíssima nos baldrames e fundações, por que são a fonte que causa os problemas mais sérios com infiltrações. Deve ser utilizado tinta asfáltica, que é um tipo de impermeabilização que é necessário um cuidado maior, então lembre-se de seguir cuidadosamente as instruções do fornecedor para garantir que seja eficiente.

 

Quer saber aonde encontrar os melhores impermeabilizantes do mercado? 

 

Conheça a MD Diniz Vedação

A MD Diniz Vedação atua há anos na venda e aplicação de produtos impermeabilizantes e já se tornou referência para o público consumidor. Trabalhamos com produtos de alta qualidade visando sempre o alto padrão do resultado final das obras de nossos clientes. Para saber maiores informações, entre em contato com a MD Diniz Vedação e conheça nossos produtos. Estamos localizados na cidade de Indaiatuba e entregamos para toda a região. 

Posts Anteriores
  • Outubro / 2019 - 2 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 1 post
  • Julho / 2019 - 2 posts
  • Junho / 2019 - 1 post
  • Maio / 2019 - 1 post
  • Abril / 2019 - 2 posts
  • Março / 2019 - 2 posts
  • Fevereiro / 2019 - 2 posts
  • Janeiro / 2019 - 2 posts
  • Dezembro / 2018 - 3 posts
  • Novembro / 2018 - 4 posts

MD DINIZ VEDAÇÃO

TEL.: (19)  3801-5940 / 3329-1846

RUA DOS INDAIÁS, 1.690 – JD. BELO HORIZONTE - INDAIATUBA - SP

VIVO WHATSAPP: 19 9 7405-3089